Eva Braun: A vida com Hitler - Heike B. Görtemaker
Livros e história, dois elementos que sempre me fascinam. E foi assim que eu comecei a ler Eva Braun: a vida com Hitler, logo depois de ter lido, o igualmente interessante, A biblioteca esquecida de Hitler: os livros que moldaram a vida do Führer. Confesso que ter iniciado o curso de alemão em 2012, por necessidade acadêmica, também contribuiu no aumento do interesse por essa literatura. E não me arrependi. A autora através de uma pesquisa bem elaborada, tendo em vista o pouco material que restou após a Guerra, empreendeu uma reconstituição da vida de Eva Braun e os correligionários que viviam ao redor do Führer, de forma a nos colocar no cenário da Alemanha na década de 30 a 40.
Me surpreendi com várias questões que eu não conhecia, e a história dos livros didáticos e enciclopédias omitiram, e também me impressionou o fato de que várias passagens políticas estão presentes na chamada "democracia" brasileira. Muitos governantes utilizam das mesmas ideias de Hitler na condução das políticas de Estado, tanto interna quanto externa. E isso amedronta àqueles que tem acesso e se preocupam em se informar. Pois no Brasil, a educação é deixada de lado, para que haja menos questionamentos e efetivas mudanças através do voto.
Saio dessa leitura com várias certezas e também diversos questionamentos que levarei comigo e também compartilharei com aqueles interessados.
Recomendo fortemente tanto o livro de Eva Braun quanto A biblioteca esquecida de Hitler.
Mais sobre Eva Braun no site: http://www.evabraun.dk/
Boa leitura a todos!
Comentários
Não me surpreende a influência exercida pelos nazistas no Brasil. Vargas tinha simpatias com o regime do Führer.
Bjs
Hey, beijo.